quinta-feira, 18 de março de 2010

Mighty Morphin Power Rangers - The Movie (Mega Drive)

Ahhhh, os Power Rangers...é o tipo de coisa que todo mundo via quando criança, mas até hoje sente vergonha de admitir...lembro que quando eu era pequeno, eu e os meus amiguinhos do jardim de infância vivíamos brincando de ser Power Rangers, nós brigávamos pra decidir quem seria o Ranger Branco.....infelizmente como eu tinha quase o dobro do tamanho das outras crianças, e sempre acabava sendo o monstro. E não seria tão ruim se os outros garotos não se empolgassem tanto com a brincadeira e não batessem sempre todos ao mesmo tempo, me deixando caído no chão em posição fetal enquanto me chutavam até chegar um professor pra mandá-los todos embora e enxugar o sangue da minha boca.....Ahhhhh, bons tempos. Nos divertíamos olhando caras vestidos com roupas de lycra e com capacetes que faziam suas cabeças ficarem enormes lutando contra outros caras vestidos com roupa de borracha, e mostrando as crianças que a violência é o melhor caminho para a paz [?] enquanto percebíamos que a ranger amarela quando morfava não tinha saia na roupa que nem a ranger rosa, mas tinha uma estranha protuberância no meio das pernas e uma musculatura muito bem desenvolvida para uma garota, o que deixava todos nós com aquela cara de WTF!.
E então, a Saban resolveu produzir um filme baseado na série de TV pra pegar carona no sucesso dos Rangers na época, e como o de costume, também foram lançados jogos com base no filme só pra arrancar um pouco mais de dinheiro dos fãs. No caso foram produzidas duas versões: uma para Mega Drive e outra para o Super Nintendo, neste post irei falar da versão de Mega que foi a única que eu tive a oportunidade de jogar na infância.

Desenvolvido por uma empresa chamada Sims (que eu nunca ouvi falar na vida), o game nada mais é do que um beat'em up que mescla um pouco da história do filme com um pouco da história da série de TV.

Ivan Oose se libertou e planeja espalhar o maaaaaaaaal, e já que os homens-argila da Rita Repulsa não eram maus o bastante, Oose criou monstros de gosma roxa do mau para destruir os seis adolecentes que vestem spandex, também conhecidos como Power Rangers. Os rangers então precisam lutar contra a caralhada de monstros feitos de goosebumps roxa e também dos homens-argila da Rita enquanto os rangers Vermelho, Preto e Amarela têm flashbacks da época que eles foram recrutados como substitutos para outros rangers já que os anteriores estavam começando a querer reinvindicar direitos trabalhistas, e no ponto de vista da Saban, atores que vestem lycra não merecem receber tais privilégios. Entre um flashback e outro, Oose decide tomar o controle dos seres mais malignos da Terra: os adultos. Sim, pois KND nos ensinou que os adultos são inimigos mortais de tudo o que é bom, e que eles só querem armar conspirações contra as pobres criancinhas inventando coisas como escola e vacinação contra paralisia infantil. Sejamos sinceros, nem o enredo do filme faz porra de sentido nenhum, lógico que com o jogo não seria diferente, então não vamos tentar entender essa merda e sigamos em frente.
Os gráficos são simples, mas apesar disso são muito bons. Os inimigos de gosma se parecem com gosma, os inimigos de massinha se parecem com massinha, as árvores parecem árvores, o megazord parece plástico, a ranger amarela continua com um volume suspeito entre as pernas e o Goldar continua com cara de macaco. Tudo está fiel ao filme e a série. Algo que merece destaque são as cutscenes que ocorrem entre um level e outro para narrar a história, essas cutscenes chegamaté mesmp a ficar a par em qualidade com as de Phantasy Star IV, em especial a cena dos Zords se unindo para formar o Mega Ninjazord é simplesmente fodástica.
Os efeitos sonoros são aqueles ruídos estranhos e voice-clips digitalizados que parecem arrotos, típicos de games do Mega Drive, mas você se acostuma depois de uns minutos de jogo. As músicas por outro lado são ótimas, apesar de a qualidade sonora não ser lá essas coisas, só digo que o tema da primeira fase e o clássico Go Go Power Rangers que toca durante as lutas com os Zords vão ficar gravados na sua cabeça por um tempo depois de você jogar.

No game podemos controlar os seis rangers adolescentes (teoricamente, pelo menos) que devem sair por aí espancando os caras maus em um Beat'em up no estilo de Streets of Rage. Cada ranger possui uma arma diferente que pode ser usada para terminar um combo ou usada para atacar logo após um dash (dois toques pra frente e botão de ataque). Além disso, o jogador também pode pular e atacar logo em seguida, e também há um ataque especial mais forte, comum nos jogos do gênero, que atinge os inimigos próximos, mas causa um pequeno dano ao personagem depois.
Como já foi mencionado antes, lá pra terceira fase os Rangers vermelho (Rocky), preto (Adam) e amarela (Aisha) relembram do momento em que eles foram recrutados para substituir Jason, Zack e Trini como Rangers respectivamente, pois esses precisariam ir para a escócia numa conferência de paz para nunca mais retornarem (WTF!), a verdade nua e crua é que substituíram eles porque antes o Ranger preto era um negro e a Ranger amarela é asiática, e provavelmente o Ranger vermelho devia ser um índio pele-vermelha desfarçado pra completar o trio de minorias raciais que sofreram preconceito nos Power Rangers, então antes que alguém reclamasse (se é que ninguém reclamou), os produtores resolveram cortar eles do show.

Pois bem durante o flashback o jogador pode optar por usar os Rangers anteriores no lugar deles. No fundo isso não passa de um fan service porco feito pros fãs da série, já que a jogabilidade dos três continua a mesma merda de antes sem tirar nem pôr e no final você vai preferir escolher o Ranger Branco como faz em todas as otras fases porque a armadura dele é mais da hora. O único real diferencial é que durante essas fases é possível escolher entre o Thunder Megazord ou o White Tigerzord pra enfrentar os monstros gigantes no fim das fases.
E já que toquei no assunto. No fim de cada fase, devemos enfrentar um ou mais monstros gigantes, e pra isso contamos com a ajuda dos zords, que para os leigos que não tiveram infância para saber o que é, um zord nada mais é do que a porra de um robô gigante, que pode ou não se unir a outros Zords pra formar um robô ainda maior e mais foderoso chamado Megazord. Durante as fases normais, podemos escolher entre o Ninja Megazord ou o Falconzord para sentar a mão nas criaturas abissais, e durante os flashbacks temos a nossa escolha, o Thunder Megazord e o White Tigerzord. A única diferença na jogabilidade entre essas fases para as fases normais é que os Zords não podem pular, mas em compensação podem se defender dos ataques adversários, o que importa é que são nessas fases que toca o tema da série Go Go Power Rangers, e que o Ninja Megazord sabe dar o Tatsumaki Senpuukyakku do Ryu de Street Fighter e é isso o que mais importa no fim das contas.
Esse game de inovador não tem nada, simplesmente pegou tudo o que já havia nos sido apresentado por Final Fight e Streets of Rage e tacou os Power Rangers no meio só por causa do embalo do filme na época. Mas só porque não inova não quer dizer que também não seja bom. O game é muito fácil, mesmo na dificuldade mais difícil, mas considerando o público que a franquia tem como meta eu não acho que isso seja algo ruim, o problema mesmo é que ele é muito curto, mas mesmo assim dá pra divertir por alguns minutos, e considerando as porcarias que já lançaram com o nome dos rangers no mercado de games que nem aquele jogo horrível pra PC de Power Rangers Zeo ou as nojentices lançadas pra Game Boy Advance, eu daria uma chance a este aqui mesmo que fosse só pelo fator nostálgico mesmo....

E, hey, é melhor que The Tick, pelo menos.

See ya!

9 comentários:

  1. huum..
    nunca joguei nenhum jogo dos PR..


    mas meu amigo tinha um boneco daquele escorpião (ou sei la o q) que o Oose cria no filme..e eu sempre quis roubar dele...


    ai ai..

    Infância é algo tão legal...

    de qlqr jeito..
    ótimo texto

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, a única diferença do power renger vermelho pros outros (caso nós fôssemos incapazes de ver cores) é que ele fica no meio quando eles montam a arma.

    Fora isso eram todos a mesma bosta.

    E mesmo assim a luta para ser o power ranger vermelho acarretou a primeira E a segunda guerra mundial.

    Ou você acha que Hitler mataria 6 milhões de judeus só para ser o power ranger azul!?

    Bah!

    E depois que era decidido quem seria o ranger vermelho a briga era para ser o branco.

    Eu sei que muita gente preferia ser o branco, mas eu e minha "turminha" chegamos a conclusão de que o ranger vermelho MANDAVA no branco, pois ele era o líder dos rangers.

    Então, depois que a U.R.S.S. conquistou a Alemanha e se tornou os rangers vermelhos os EUA ficaram putos, jogaram a bomba atômica no japão e roubaram deles o posto de ranger branco.

    Ai começou a guerra fria, os EUA queriam ser os líderes do esquadrão e ter o direito de comer a ranger rosa, e os soviéticos queriam ter a armadura mais legal, isso é claro sem perder os seus respectivos direitos de ranger!

    E isso é verdade como no dia em que aconteceu!
    ...
    ...
    ...
    ...
    Será que alguém botou LSD no meu pão de queijo?...

    ResponderExcluir
  3. isso faz muito sentido..

    "coisas que não se aprendem na escola"

    ResponderExcluir
  4. O ranger vermelho mandava no branco antes da metade da segunda temporada, depois trocaram o ator que fazia o ranger vermelho por um cara latino americano, e segundo uma das regras dos USA é que nenhum latino pode mandar EM PORRA NENHUMA, MODAFOCA! e então ele virou apenas um merdinha que até o ranger azul mandava nele....

    O AZUL!

    E o pessoal também brigava muito pra ser o ranger verde já que ele tinha uma armadura leckal, e armaduras leckais sempre contam pontos, mas na verdade ele era também o ranger branco então tudo não passava da mesma merda.

    E essa parte da Guerra Fria eu não sabia, bem interessante, e explica muitas coisas...

    Pois é, e eu acho que eu esqueci de tomar o meu remédio hoje.

    ResponderExcluir
  5. Esse foi o melhor filme de power ranger que já fizeram, e o jogo para mega drive eu considero melhor do que o do SNES, primeiro por causa das musicas, segundo pela diversão, e terceiro pela história que é muito legal! Rola eventos dos primeiros rangers e os sucessores...
    Gostei do post, muito legal as lembranças...

    ResponderExcluir
  6. Melhor jogo dos Power Rangers EVER! Alugava esse jogo direto!

    ResponderExcluir