sábado, 23 de janeiro de 2010

Digimon World 3

Um review de um jogo de playstation dessa vez. Digimon World 3 é a "sequência" de Digimon World 2 (Duh!), e asim como seu antecessor, foi produzida pela Bandai, empresa conhecida por produzir Games baseados em Desenhos Japoneses (vulgo animes) tais como: One Piece, Inu Yasha, Eureka Seven, Zatch Bell, e que são extremamente visados por otakus no mercado de consumo e após se fundir com a Namco passou a produzir jogos baseados em Dragon Ball Z e Naruto, o que agravou ainda mais a situação. O negócio é que eu realmente gosto dos desenhos de Digimon. Sério, basta uma segunda olhada nas séries, que já se percebe que é algo bem mais profundo do que aparenta ser......

Ou pelo menos a terceira temporada. Ah sim, vamos ao review...

Nossa história começa com Junior (não se preocupe, você pode mudar o nome dele depois), um aficcionado por digimon que é acompanhado por seus amigos Teddy e Ivy. Os três então resolvem ir a uma Lan House (não é exatamente isso, mas whatever) para jogar Digimon Online, o mais novo MMORPG de Digimon. Você então precisa escolher qual os 3 digimons que o acompanharão em sua jornada, não que isso faça tanta diferença já que os Digimons que você não escolheu poderão ser adquiridos mais tarde no curso do jogo. Então, nossos amigos nerds são transportados para dentro do mundo virtual de Digimon Online onde precisarão desafiar os quatro líderes das cidades, para ganhar uma insígnia e competir na liga pok...ops torneio Digimon. Mas, porém, todavia, no decorrer do jogo, o sistema da Digimon Online é invadido por uma gangue de hackers chamada A.o.A. e todos os nerds que estavam no jogo ficam presos dentro dele sem poder voltar ao mundo real, enquanto isso os hackers da A.o.A. utilizam o sistema da Digimon Online para mandar armas de destruição em massa para destruir as cidades do mundo real....PQP, eu realmente não sei como a porra de um MMORPG poderia ativar uma arma grande o suficiente para destruir a porra de uma cidade, mas comparado com Magical Taruruuto-Kun, o enredo desse jogo é um poço de sanidade, e mesmo com o roteiro entupido de dorgas de taruruuto-kun, ele se mostrou um jogo muito bom, será que mesmo o roteiro de Digimon World 3 poderá nos render um jogo bom? É o que vamos descobrir.

No aspecto sonoro, o jogo é bom. Algumas músicas são mais notáveis do que outras, como o tema de suzaku city, mas mesmo assim o jogo possui em geral músicas normais que não vão ficar gravadas na sua cabeça como as músicas de zelda por exemplo. O tema das batalhas pode ficar enjoativo depois de algumas horas de jogo, não é culpa da música propriamente dita, mas sim o fato de que todas as áreas possuem o mesmo tema de batalha, e isso somado ao alto numero de random encounters que você será obrigado a passar para subir de Level, acaba tornando a música demasiadamente enjoativa. O jogo também não proporciona Voice-clips, ou seja nenhum digimon gritará o nome do golpe que você usar na luta. Mesmo assim, eu curto bastante a música das pousadas e das cidades, que em geral combinam bastante com o tema em questão.
O ambiente do jogo é bem bonito. As cores contrastam bem umas com as outras, um ou outro elemento 3D ajuda a compor o cenário ao lado de sprites 2D, todos muito bem movimentados e detalhados. Quando você sai de uma área e entra em outra, a tela fica infestada de quadradinhos que vão carregando o cenário e que vão desaparecendo conforme o tempo passa, mas você tem total controle do personagem durante esse tempo, os tais quadradinhos não duram muito, só alguns segundos no máximo, mas mesmo assim, algumas pessoas podem achar eles um pouco chatos, mas de fato eles não atrapalham em nada a jogabilidade e foram uma saída muito boa para evitar os loadings excessivos que o jogo teria que fazer para carregar as telas. Em outras palavras, eu não vejo isso como um problema. Quando você encontra um inimigo, a tela muda para acomodar a batalha, e com ela os gráficos também mudam. Os digimons, então são renderizados em 3D, 3D esse que é bastante "pontudo" e quadradão com poucas texturas, não chega a ser exatamente ruim, mas mesmo assim, para um jogo lançado no final de 2002, está longe de ser uma obra prima. O principal problema, na verdade é com a animação das batalhas. Basicamente 90% das animações das técnicas dos digimons (e acredite, são muitas), são compostas pela mesma animação de uma bolinha colorida indo de encontro ao inimigo. A cor da bolinha varia: vermelha se for um ataque de fogo, azul se for um ataque de gelo, e por aí vai. Também tem as variantes, como duas bolinhas, um míssil pequenininho, não que isso adicione muita variedade as animações das técnicas, é claro. Nesse aspecto, o jogo fica devendo um pouco.

No quesito jogabilidade, o jogo se diferencia bastante de seus predecessores. Veja bem, aqui não somos obrigados a levar nosso digimon para cagar em um banheiro como no primeiro Digimon World, nem temos que aturar labirintos gerados aleatoriamente que fritavam nossos cérebros em Digimon World 2. Ao invés disso, a Bandai resolveu adotar um sistema de gameplay mais parecido com o de RPGs tradicionais, onde precisamos treinar pra cacete para subir de nível e ter força suficiente pra matar o próximo chefe que encontrarmos. Vários elementos foram incorporados das três primeiras séries animadas, e um pouquinho de nada da quarta, elementos esses que se encontram principalmente nos Digimons que você encontrará pelo caminho ou os que estão disponíveis como uma evolução para a sua criatura. Como foi dito antes, no inicio do jogo você pode escolher 3 digimons para te acompanharem (os restantes ficam disponíveis como chefes opcionais e podem ser obtidos depois de derrotados), e cada um pode evoluir para outro monstro mais forte num processo chamado digievolução, cada digimon pode carregar 3 digievoluções por vez, e as demais ficam depositadas em um computador e podem ser retiradas quando quiser (parecido com o sistema de box de pokémon). Basicamente existem 4 níveis de evoluções organizadas por força: rookie (a forma que o digimon começa), champion, ultimate e mega. Um digimon no Lv. 5 atinge sua forma champion padrão, no Lv. 20 ele atinge sua forma ultimate e no Lv. 40 a sua forma mega. Mas hey, isso significa que eu tenho que esperar até atingir o Level 40 para conseguir um digimon mega mais forte? Nope, não exatamente. Cada evolução possui uma espécie de pontuação que vai aumentando conforme se ganha EXP, mas que são aquém dos Levels, são os chamados skill points. Quando se derrota um oponente com uma determinada evolução, além de o digimon ganhar EXP pra subir de Lv., ele ganha junto um aumento na pontuação de Skill points para essa determinada evolução. Quando se atinge um determinado número de SP de uma determinada evolução, novas técnicas e digievoluções vão sendo liberadas pra esse digimon. Isso quer dizer que um jogador bem dedicado, consegue pegar um imperialdramon (um dos megas mais fortes) em poucas horas de jogo se souber treinar os skills dos digimons certos, e isso obviamente pode facilitar demais o jogo nas partes mais avaçadas, e claro, esse sistema também permite que todas as digievoluções do jogo estejam disponíveis para cada digimon do jogo, ou seja, nenhum digimon tem evoluções exclusivas....esses fatores poderiam ser considerado uma pequena falha, mas como existem realmente MUITAS evoluções pra se obter, não é nada que realmente estrague o jogo.

As batalhas são bem simples e intuitivas como em outros RPGs, e lembra principalmente as lutas de pokémon. Você carrega consigo 3 digimons, mas escolhe apenas um para lutar com o oponente, se ele for nocauteado, você escolhe outro pra ir no lugar dele, e se todos forem nocauteados é Game Over, champz. O digimon pode atacar normalmente, ou usar técnicas que consomem MP, e que podem ser mais ou menos eficazes que os ataques convencionais, dependendo do atributo do seu monstro ou do monstro inimigo. Também é possível usar itens, digievoluir ou substiuir seu digimon por outro, ou fuigir da luta (caso você não esteja lutando contra um chefe ou domador). Outro fator interessante no gameplay é a Blast Digievolution. Uma barrinha que fica embaixo do medidor de vida do seu digimon vai sendo preenchida conforme ele vai apanhando, e quando ela é preenchida por completo (o que demora bastante em alguns casos) o seu digimon evolui inexplicavelmente para o próximo nível, e possui MP infinito e sua técnica final já habilitada, a tal evolução fica disponível por 3 turnos mas é o suficiente para causar estragos nos primeiros chefes do jogo. Esse recurso torna o jogo bem mais fácil no início, mas como é um jogo voltado pra crianças não chega lá a ser um defeito, mas bem que podiam ter feito esse recurso se tornar desabilitável nas opções do jogo.

O jogo também possui batalhas em card-game, que não são necessárias pra se completar o jogo, mas mesmo assim são bastante divertidas e adicionam mais variedade ao game. Alguns digimons após derrotados deixam um pacote de cartas aleatórias que pode ser usado pra duelos e outras cartas avulsas podem ser compradas nas cidades, e de vez em nunca aparece um NPC interessado em uma batalha de cartas. As regras estão explicadas em alguns faqs da gamefaqs, e.... eu não estou com saco de escrever mais 2 parágrafos pra explicar as regras....Que foi? Deixa de preguiça e vai lá pesquisar, cacete!

Que preguiça, hein! PQP.

Aham! Digimon World 2003 é um jogo bem consistente, embora peque um pouco em alguns lugares, eu daria uma boa chance a esse aqui. Sério, o jogo é melhor do que parece....recomendo principalmente a versão européia (chamada Digimon World 2003) já que tem muito mais conteúdo extra do que as versões americana/japonesa.

...

E só pelo fato de eu não ter que levar o agumon pra cagar nesse game já deve contar em alguma coisa também...

Bye..........for now.

8 comentários:

  1. FIRST!

    Nunca joguei muitos jogos do Digimon. Isto pelo trauma que eu fiquei após jogar um joguinho qualquer destes bichos, pra PS2. O jogo era tão ruim que me deu vontade de queimar meu PS2!

    Que bom que depois disso, tive a chance de jogar God of War para curar minhas feridas internas. Se eu não tivesse jogado um jogo íncrivel como GOW depois desse, estaria em coma até hoje.

    ResponderExcluir
  2. ótimo review alexandre, é sempre bom saber sobre aqueles games que não entraram na história.

    e eu concordo quanto aquela parada da profundidade do desenho, especialmente na terceira temporada, que foi a melhor.

    a quarta é que fudeu com tudo.

    sério, a graça de digimon é a porra dos digomons. quando alguém vira um digimon a séria passa a ser a porra de um power ranger.

    bom, de qualquer maneira, ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Jack:
    Eu tenho medo dos jogos de Digimon pra ps2, eles são bizarros e ruins pra kct. Os únicos jogos de Digimon que andam prestando hoje em dia são os de DS.

    Macaco:
    Eu não gostei nem um pouco da quarta temporada também, 2 crianças lutavam incorporadas pelos Digis e as outras 4 se escondiam e assistiam a luta de longe. WTF!

    Mas merda mesmo na minha opinião foi a segunda temporada, aquilo foi quase um insulto à inteligência de quem assistiu a primeira.

    ResponderExcluir
  4. Alexandre A eu respondi seu comentário dado no post sobre Museu de Cera no meu blog. Só pra avisar.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito do dgw3...so naum gostei do 4.

    acho nada vê digimon usando arma...

    DIGIMON FOREVER!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse jogo digimon world 3.Ja tenho omnimon e Belzemon galera .

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente um dos melhores RPG que eu ja joguei na vida , to falando do jogo , o desenho é bom como anime mas na 4 temporada fica zuado como todo mundo disse , mas esse jogo é exepcional , esse dmw3 arregaça com qualquer jogo de ps2 , pela história , a jogabilidade , as evoluções , enfim , e olha que eu ja joguei muitas coisas mesmo , ja joguei a maioria desses mmorpg e de rpg de video game e digo nenhum rala esse DMW3 se vc não gosta desse jogo é pq vc n gosta de rpg , esse jogo rala todos final fantasi incluindo os de xbox , rala qualquer rpg , não da pra compara DMW3 com GOW pq são estilos diferentes mas eu prefiro jogar Digimon World 3, bom agora nos dias de hoje ele fica desejando um pouco no gráfico das batalhas mas de qualquer geito ainda continua sendo um dos melhores RPG's da história dos videogames , a BANDAI mando muito bem nesse joguinho , fizeram muito bom uso do ANIME , prefiro joga esse jogo do que qualquer jogo de XBOX e de PS3 , jogos que só tem gráfico , vc salva o negócio em 30 minutos , e a jogabilidade entre outras coisas , não
    chega nem aos pés desse DMW3 , eu digo esse jogo de digimon acho o melhor de todos , junto com o DMW2 , não acho o 1 muito bom , e acho o 4 ridiculamente ridiculo.

    ResponderExcluir