quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Phantasy Star IV: The End of Millenium

Depois de um tempo sem atualizar o blog (de novo...) decidi falar um pouco sobre um jogo que marcou a infância minha e de vários outros gamers da época do mega drive, e estou certo de que muitos o desconhecem: phantasy star IV. Serei sincero agora, nunca fui muito fã de rpgs, de fato apenas um ou outro me agradaram, muito poucos mesmo. E phantasy star IV faz parte deste seleto grupo de rpgs do qual eu gosto. Para quem não sabe, phantasy star é uma franquia da época em que a sega sabia fazer bons jogos, e diga-se de passagem, essa é a melhor franquia de rpgs que deu as caras nos consoles da sega, e esse é o melhor jogo da franquia. Mas chega de ser puxa-saco e vamos ao que interessa....

Esse capítulo da saga se passa aproximadamente 1000 anos após o fim de phantasy star 2 (o phantasy star 3 foi um lixo total, então foi esquecido pela sega, na época em que ela ainda tinha uma coisa chamada bom senso), você começa o jogo controlando Chaz Ashley, um jovem caçador de recompensas, e é acordado pela jovem caçadora Alys Brangwin, sua parceira e tutora, para comparecer a sua primeira missão como um caçador na Academia de Motávia, localizada na cidade de Piata, que por sua vez é capital do planeta Motavia. Chegando lá você precisa exterminar monstros no subsolo da academia, terminada a tarefa, você descobre que isso tudo foi causado por um mago das trevas que usa um estranho poder, e isso abre um gancho para uma história muito mais complexa e interessante, na qual não estou afim de revelar agora para não dar spoilers, ou simplemente por que estou com preguiça...
Enfim, apesar de a história não ser nenhum Nietzche, ela ainda é bem interessante, com personagens bem desenvolvidos e que vão amadurecendo ao longo do jogo. Chaz e Rune por exemplo, ao se conhecerem desenvolvem uma relação meio "gato e rato" onde nenhum dos dois admite o outro por perto, porém ao longo que o jogador faz seu progresso durante o game, podemos perceber que a relação de rivalidade entre os dois vai evoluindo para um clima mais fraternal.O clima sombrio e muitas vezes melancólico, característica do gênero, está presente no game, apesar de não estar em uma dose tão exagerada como vemos em outras séries tais como Final Fantasy. O jogo não se utiliza de conflitos existenciais e nem climas tristes e "emos", algo que pelo menos para mim é bom, uma vez que a série tem uma boa história sem apelar para o EMOcional....

A parte gráfica está excelente. Apesar de não serem gráficos revolucionários, eles são muito bonitos de se ver, com cores vibrantes e que contrastam bastante com os outros elementos presentes na tela. Um ponto interessante do jogo é o fato de quando você entrar em algum ponto importante do jogo (que são vários), uma cutscene feita com imagens, no maior estilo mangá tem início como a foto ao lado mostra. Essas cenas são importantes para o desenrolar da história e para que tenhamos conhecimento sobre a história e personalidade dos personagens. Isso foi uma boa saída inventada pela sega, uma vez que cartuchos de mega drive não tem capacidade para gerar cutscenes em fmv.

A parte sonora também é muito boa e possui músicas muito bem compostas e que correm o risco de ficarem em nossas memórias para sempre. O gameplay foi muito bem trabalhado e trouxe várias inovações. Quando uma batalha tem início, o jogo toma uma perspectiva com um ângulo de visão por trás dos personagens, destaque para os gráficos dos backgrounds das batalhas que são muito bonitos. O jogo permite que o jogador tenha o controle de 5 personagens simultaneamente, embora hajam mais personagens controláveis, ao longo do jogo, uns vão saindo e outros entram preenchendo seu lugar, cada qual com suas próprias magias e técnicas, que podem ser fundidas com a de outro membro da equipe para lançar de uma vez só uma magia devastadora que afeta todos os inimigos de uma só vez, algo totalmente foda para a época do jogo. Outra inovção foi o sistema de macro onde é possível fazer sua própria estratégia e pré programá-la para as lutas sem ter que ajustá-las manualmente. Sério, a sega deveria fazer mais jogos como esse, caso ainda tenha restado um pouco que seja do bom senso dela.

Enfim, para terminar, tudo o que posso dizer é, esse é sem dúvida um dos melhores jogos que o mega drive pode oferecer, altamente recomendado para fãs de rpg ou jogadores casuais. Foi lançada também uma versão para ps2 e x-box dentro da coletânea Sega Genesis Collection e uma versão mais recente foi lançada para o virtual console do wii para quem não teve a oportunidade de jogá-lo na época de ouro da sega.

6 comentários:

  1. Botei teu blog na minha lista de blogs. Estou fazendo uma nova postagem sobre Sexta Feira 13.

    Obs: Nunca joguei nenhum Fantasy Star, se tiver pra PS3 dai eu compro.

    ResponderExcluir
  2. (Modo propaganda sem vergonha do meu blog ON)
    O que tu acha de seguir meu blog XD
    (Modo propaganda sem vergonha do meu blog OFF)

    ResponderExcluir
  3. Pelo que sei não tem nenhum phantasy star pra ps3, mas tem pra ps2 o phantasy star universe que eu nunca joguei, mas pelo que eu ouvi dizer é um jogo bem mais ou menos, tem o phantasy star generations 1 e 2 (remakes bem fodas dos 2 primeiros ps, mas que foram lançados só no japão) e estão pra lançar um remake de ps IV, mas deve ficar só no japão mesmo.

    Ah, e eu já to seguindo o seu blog xD

    ResponderExcluir
  4. ótimo post alexandre, essa é uma serie que eu sempre quis jogar, mas agora com o ps3 batendo a minha porta(tudo indica que vai ser semana que vem)eu acho que eu não vou poder me dedicar a jogos de emulador por um bom tempo.

    mas acho que assim que eu zerar alguns dos jogos para ps3 eu vou baixar esse jogo

    ResponderExcluir
  5. esse jogo era foda pra cacete mesmo

    acho que ao todo dava pra controlar uns 10 personagens diferentes que iam fazendo rodízio no desenrolar da história (exceto o chaz, o desgraçado fica o tempo inteiro no grupo)

    SPOILER:
    legal mesmo era quando a alys morria de vez no meio do jogo morta pelo zio, e o chaz tinha que assumir o papel de líder, a cena da morte dela foi uma das mais (digamos assim, tocantes) cenas de morte de um personagem de rpg (foda-se a aeris!)
    FIM DO SPOILER

    mas esse sandworm aí da foto seria uma referencia aos vermes de areia da série dune? Só agora notei a semelhança

    ResponderExcluir
  6. Só eu sei o que eu passei pra consegui o meu cartucho de Phantasy Star IV. Mas se gosta de Phantasy Star IV, entra aqui e dá uma olhada em mais coisas sobre ele que poucos devem conhecer...:
    http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=687

    E é só o começo! Durante essa semana todinha estaremos publicando mais bizarrices!

    ResponderExcluir