domingo, 31 de janeiro de 2010

Uma pequena análise sobre Gon

Dessa vez vou fazer um post bem curtinho pro final do mês, e não será sobre nenhum Game....mas depois eu volto a falar sobre games no blog xD.

Certo dia, lá estava eu folheando os livros da livraria do Shopping local, e enquanto folheava uns livros de ficção acabei me deparando com um mangá esquecido num lugar qualquer da prateleira. Não sou o maior fã de mangás, mas sempre gostei de um ou outro título que surgiam por aí (antes que alguém pergunte, nem naruto nem one piece fazem parte deles). Então resolvi dar uma chance a este que encontrei. E é sobre ele que dissertarei hoje.

Gon é um dinossauro do tamanho de um cachorrinho (a espécie dele nunca foi mencionada, mas ele lembra um pouco um alossauro anão), que sobreviveu a catástrofe que destruiu todos os outros da sua espécie, e despertou nas florestas dos tempos modernos, agora ele precisa se virar na natureza pra sobreviver. Não que isso seja um problema já que ele é invulnerável, tem força suficiente pra levantar um bicho com várias vezes o seu tamanho, e possui escamas impenetráveis. Yep. não é o roteiro inicial que faz esse título ser o que ele é. O que seria então?

Gon é um mangá publicado em 1992 e desenhado por Masashi Tanaka, que foi trazido para o Brasil pela conrad editora e com uma tradução que não deve nada ao original....isso por que não há palavra alguma nele para ser traduzida. Isso mesmo, o que torna esse mangá tão notável é o fato de ser totalmente desenhado e não haver palavra alguma com exceção dos títulos de cada capítulo. Ou seja, um capítulo do Mangá não terá nenhum resquício de palavra a vista, nem mesmo onomatopéias e será 100% desenhado.

Brilhantemente desenhado, diga-se de passagem.

O fato de não ter falas não se torna um obstáculo para o entendimento da história, muito pelo contrário. Obviamente,todos os animais utilizam sua própria linguagem corporal pra transmitirem suas emoções e pensamentos, tudo é passado de forma fluída para o AHAM! "leitor". Os ambientes são ricos em detalhes, e são extremamente fiéis a fauna local, você não vai encontrar um leão numa floresta como naquela série escrota do Tarzan do tempo do guaraná com rolha, ao invés disso, o leão estará numa savana africana.

Gon é bastante caricato e contrasta demais com os outros animais que são desenhados de forma extremamente realística, e é isso que proporciona os momentos cômicos do mangá. Gon está sempre roubando a comida deles, ou os usando como transporte pra conseguir caçar. O mangá passa uma sensação de documentário da Animal Planet só que com um dinossauro de desenho no meio do ambiente selvagem, mostrando o quanto alguem fora de seu ambiente pode ser inconveniente para os outros animais ao ser redor sem nem ao menos se preocupar com isso.

Gon não é algo que vai mudar a sua vida pra sempre, mas é uma boa aquisição pra quem quiser histórias curtas, divertidas e de fácil entendimento pra ler nas horas vagas ou na espera pra ser atendido num consultório médico, ou numa viagem de metrô talvez....isso se ele não estiver lotado, e as pessoas te empurrando fazendo você derrubar a revista no vão da plataforma (cara, eu odeio quando isso acontece u.u)...
E se isso não é motivo suficiente saiba que Gon é um personagem secreto de Tekken 3! E um gamebreaker apelão do cacete! O ataque de fogo do True Ogre só causa 1 ponto de dano nele! Yey! Aliás, tekken 3 é um dos jogos de luta mais fodas do playstation pra quem não sabe, e só o fato de Gon estar nele já é um mérito a mais para o pequeno Sauriano.

Bom é isso, fico por aqui, pessoal. Até a próxima!

8 comentários:

  1. pô, deu muita vontade de "ler" esse mangá, sabe aonde se baixa?

    e só uma pergunta, esse tal de gon soltava fogo no mangá?

    e outra, gon não me é um nome estranho, sabe dizer aonde tem um nome como esse?

    eu suspeito que seja em um mangá do calibre de digimon ou algo assim.

    bem, eu tenho que ir, eu escolhi o pior tema possível para fazer um artigo e enrolei o máximo possível para escreve-lo.

    sendo assim, see ya

    ResponderExcluir
  2. Onde baixa eu não sei, mas você pode ler online aqui: http://manga.gamestotal.com/?/en/chapter/Gon/manga/

    E eu não cheguei a...er..."ler" todos os capítulos ainda, quero comprar o restante dos volumes pela conrad antes, mas os que eu li ele não soltava fogo não.

    E gon é também o nome do protagonista de Hunter x Hunter, um anime que passou na redetv há uns anos atrás (e sim, eu via xD), e ouvi dizer que passa no animax agora.

    ResponderExcluir
  3. Ah ,lembrei de onde eu conhecia o gon, é um monstrino domesticável de grand chase.

    que curiosamente é um dragãozinho vermelho com uma cabeça desproporcional.

    E que soltava fogo...

    Será mera coincidência?

    ResponderExcluir
  4. Caraca, nem sabia dessa.

    Mas acho que deve ser só coincidência mesmo xD

    http://games.levelupgames.uol.com.br/grandchase/imagens/img_content/pers_gon_3.gif

    Os 2 não se parecem muito não...

    ResponderExcluir
  5. Ouvi falar bastante deste manga. Depois que terminar de ler Hokuto no Ken, acho vou baixar esse aí.

    Falando em Hokuto no Ken. Você já leu este manga? Se sim, o que você acha dele?

    ResponderExcluir
  6. Eu li pouquinho de Hokuto no Ken só o primeiro volume mesmo (sob influência do que o Amer fala no blog dele :B). Pretendo voltar a ler logo que trocar essa porra de computador que eu uso por outro melhor. Mas pelo pouco que eu li, eu gostei bastante.

    O que mais me dá raiva nos animes e mangás de hoje em dia, é essa moda de personagens adolescentes emos e andróginos. E o pior é que esses esteriótipos manjados fazem o maior sucesso com os jovens do Japão (e com os otakus ocidentais também). Eu gostei de Hokuto no Ken justamente por fugir bastante desse conceito (que nem era tão popular na época que foi criado).

    Por isso eu concordo com o Amer quando ele diz que Hokuto no Ken sugou toda a testosterona dos japoneses xD

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Masashi Tanaka tem um traço muito massa mesmo. É quase tão bom quanto o Takehiko Inoue (Vagabond).

    Boa postagem, Paz.

    ResponderExcluir