domingo, 18 de julho de 2010

Pokémon Red/Blue

I AM ALIVE!!!!!!!

Hey, eu voltei finalmente!!

Esperem, não fujam!!

Meu antigo Notebook queimou devido a um superaquecimento, então eu tive que ficar dependente de uma lan house, e logicamente eu não podia ir todo dia para lá com a única finalidade de escrever pro blog, eu precisava usar o tempo disponível para coisas mais importantes como....como....falar no MSN e assistir ao vexame da Família Restart...

Mas enfim, logo meu tio me deu o computador windows 95 dele....que não servia pra porra nenhuma quase, até ele também dar defeito e eu ser obrigado a comprar um PC mais novo que é o que estou usando agora, então...pode-se dizer que o problema está resolvido....temporariamente pelo menos....

Pois é, mas a novidade é que a Nintendo irá lançar em Setemro dois novos jogos de Pokémon: Pokémon Black e Pokémon White! Yeah, por algum motivo esse título me lembra muito Michael Jackson, mas enfim, eu parei de acompanhar muito a série de jogos depois que a nintendo aparentemente contratou os desenhistas de backyardigans pra fazer o design dos pokés.
Digo, o que diabos a Nintendo tava com a cabeça quando resolveu criar isso, isso e isso??? Tudo bem que o jogo é voltado pras crianças, mas contratar elas pra fazer o design dos novos pokémons já é um pouco demais....

Mas enfim, como eu joguei bastante os primeiros jogos da série, resolvi falar deles agora: Pokémon Red e Pokémon Blue. Aliás, este post ficou um pouco maior do que eu esperava, se você não gosta de ler, então STFU e GTFO...

Antes de tudo, eu queria deixar claro que os jogos de pokémon (especialmente os primeiros) não tem muito a ver com o desenho. A franquia inclusive surgiu com os jogos, e o desenho foi criado depois para induzir crianças doentes por bichinhos fofinhos e coloridinhos a comprar os jogos e demais produtos da franquia...

...Sim, eu fui uma delas, e não me orgulho disso....e se você nasceu no início da década de 90, você foi uma também...

...

VAMOS NÃO MINTA SEU PORCO CAPITALISTA!!!

...

<...cri...cri....>

...

Merda...Enfim, no processo, o desenho mudou muitos dos conceitos estabelecidos pelos jogos, e até omitiu outros, tornando a franquia mais digerível para o público infantil, muitos desses conceitos estabelecidos pelo anime iriam ser poresteriormente adotados pelos futuros games da série, o que talvez explicasse o motivo de eles terem decaído tanto em alguns pontos na minha opinião...Tá, em outras palavras, o desenho é uma merda, enquanto os jogos são excelentes e querer julgar a franquia inteira baseando-se no desenho é a mesma coisa que querer julgar os jogos de Street Fighter se baseando no filme escroto com o Van Damme, cuja única coisa que prestou foi aquela cena do Zangief com o caminhão. E caso você discorde disso, deixo aqui a foto abaixo para reflexão:
Dito isso, vamos em frente.

Pokémon Red e Blue foram lançados em 1996 pela Nintendo, mais especificamente pela Game Freak, que também produziu Magical Taruruuto-kun para Mega Drive, que era phoda bagarai.

O responsável pela criação do conceito dos bichinhos foi Satoshi Tajiri, e o design ficou a cargo de Ken Sugimori, que já tinha trabalhado no character design de Pulseman, outro jogo fodinha de Mega Drive, e que todo mundo que tenha pelo menos um emulador de Mega Drive no PC deveria dar uma experimentada....

O sistema escolhido foi o Game Boy, o console portátil da Nintendo, que havia alcançado bastante sucesso com Mario Land, Kirby's Dream Land, Zelda Link's Awakening, Tetris.....e outros jogos que hoje em dia quase ninguém se lembra.

Enfim, o portátil da Nintendo estava competindo com o Game Gear da Sega, que apesar de consumir mais pilhas do que o chaves consome sanduíches de presunto, tinha a vantagem de possuir cores. CORES! E como crianças adoram cores, elas começaram a dar um pouco de atenção ao portátil da Sega. O Game Boy apesar de ter a vantagem de pilhas mais duráveis e poder resistir a bombardeios da Guerra do Golfo, começava a cogitar uma possível ameaça do Game Gear, então a Nintendo jogou a bananosa nas mãos da Game Freaks para criar algo que atraísse mais consumidores infantis....

Pois é, pois é, pois é.

Então em fevereiro de 1996, foi lançado Pocket Monsters Red e Pocket Monsters Green no japão. Os dois jogos eram a mesma coisa, a única coisa que mudava eram alguns Pokémons que eram presentes em uma versão e ausentes em outra, obrigando o jogador a trocar Pokaymanz com os amigos se quisesse obter todos, uma manobra suja da Nintendo para fazer com que pessoas desocupadas comprassem ambas as versões só pra ter todos os Pokeymanz. Logo então os jogos chegaram na terra do tio Sam, com um atraso de 2 anos e rebatizados de Pokémon Red e Pokémon Blue!!

Tais versões apresentavam leves melhorias gráficas com relação as suas contrapartes nipônicas, e a localização de alguns Pokémons foram mudadas em alguns lugares...
A história era basicamente essa: em um mundo repleto de bichinhos fofos e coloridos chamados Pokémon, você é um garoto que acabou de completar 10 anos e pode agora tirar sua licensa para se tornar um treinador de pokémon, seu objetivo é derrotar os oito líderes de ginásio para poder ter o direito de enfrentar a elite dos melhores treinadores e então poder se tornar o campeão mundial.

Yep, a história é mais uma desculpa esfarrapada que tantos de nós éramos obrigados a engolir em vários jogos da época, mas...porra, ela funcionava...veja bem, a história de Bad Dudes era algo como "O presidente foi sequestrado por ninjas, você é um cara mau o bastante para resgatar o presidente?!". E mesmo assim eu jogava essa porra, então não há porque reclamar da história de Pokémon diante disso.
Os gráficos do jogo podem ser dividos em duas partes. Os gráficos do Overworld, e os gráficos das batalhas. Falemos primeiro do Overworld: Os sprites dos personagens são bem pequenos na telinha do portátil, e são desenhados num estilo Super Deformed bastante comum em JRPGs, mas em compensação os planos de fundo dos cenários são bem bonitinhos e detalhados, infelizmente, por ser originalmente lançado para o Game Boy tijolão, Pokémon Red e Blue não possuíam cores, mas se jogados em um Game Boy Color eles reproduziriam uma palheta de cor por vez.....o que era uma merda, diga-se de passagem, mas levando em consideração a época em que foram criados, esse é um defeito perdoável...
Agora falemos dos gráficos das batalhas, esses sim não tinham desculpa! Tá certo, os sprites são grandes na tela. Okaaaaay, mas eles precisavam ser tão feios?! Digo, os sprites da frente dos Pokés eram tenebrosos, alguns pareciam que tinham sido amassados, torturados, fuzilados, abatidos, desmembrados, nascidos com alguma doença deformante congênita, jogados do alto de um prédio e por fim abraçados pela Felícia, só isso explicaria a tamanha e deformante feiúra de tais seres. De fato, fuçando na internet me deparei com uma teoria que explica perfeitamente o fato descrito:Isso mesmo, Dio Brando passou por cima dos Pokémons, MODAFOCA!!!

WUT? Você não sabe quem é Dio Brando? Herege! Trate de assistir Jojo's Bizarre Adventure! Agora!! Ou pelo menos jogue os games da série produzidos pela Capcom que também são foderosos...

Aham!! Voltando a Pokémon, os sprites frontais são verdadeiras aberrações, mas os sprites que representam as costas dos bichos é que jogam sal na ferida. Eles parecem ter sido cagados por alguém...digo, tá certo que o Game Boy tem limitações gráficas e tal, mas quando você começa a confundir um pombo com a porra de uma morsa, aí é um pouco demais. Tenha em mente que eu estou analisando a versão americana dos jogos, que possuem gráficos melhores, então já fica aí o aviso pra quem quiser jogar as versões Red/Green japonesas que parecem ter sido desenhados pelos criadores de Shin Chan.

O som não faz feio. As músicas são simples, mas bem compostas, algumas com certeza vão ficar gravadas na sua cabeça invluntariamente como se fosse o "Rebolation", ou aquela outra "ela é o morango aqui do nordeste". Não que as músicas de Pokémon sejam tão horríveis desse jeito, mas é que depois de um tempo jogando fica um pouco difícil livrar elas da sua mente. Os efeitos sonoros também são legaizinhos, mas podem ficar chatos bagarai depois de algum tempo...

Mas é na jogabilidade que o jogo brilha, ela se resume basicamente a: Charles Darwin encontra Rinhas de Galo....

Okay, vamos por partes:

O jogo foca nas lutas entre os bichos. Basicamente você escolhe o seu Pokémon e usa ele para lutar contra os Pokés selvagens que são encontradas na grama alta. Conforme você vai ganhando os pontos de EXP seu Poké vai subindo de Level. E se você quiser pode jogar uma PokéBola no adversário enfraquecido e recrutá-lo pra sua equipe que só pode ser composta por seis PokéAberrações, na verdade você pode capturar quantos quiser, mas o restante ficará guardado num PC pra que você possa trocar por outro da sua equipe mais tarde.

É como se você fosse pro Campo de Santana com o seu Gatinho, mandasse ele sentar o cacete nos outros gatinhos de lá e depois levasse os gatinhos todos feridos pra sua casa e treinasse eles pra ficarem fortes....logo depois eles evoluiriam para tigres.

...Pois é, é mais ou menos assim que funcionam as lutas no game.

Tais lutas podem ser decididas pelos tipos dos Pokémons em combate, que funcionam como um Pedra, Papel ou Tesoura. Por exemplo se um Pokémon lança um ataque de água contra um Pokémon de fogo, o dito ataque vai causar dano extra ao alvo. Da mesma forma, um ataque de fogo causaria menos dano ao Pokémon aquático, e blá, blá, blá...Algumas fraquzas são bem óbvias mas outras nem tanto. Digo, Psíquicos com fraqueza a Insetos, WTF?!
Esse fator é importantíssimo, no game. Você começa o jogo, e após de escolher o seu nome e o do seu rival, quase que imediatamente depois, você é levado a escolher seu primeiro Pokémon: Bulbasaur (de grama), Charmander (de fogo), ou Squirtle (de água). E é essa escolha que vai determinar o nível de dificuldade do início do jogo. Escolha Bulbasaur e Squirtle, e você derrotará o primeiro líder de ginásio na moleza, em compensação se escolher o Charmander, você vai ter que se virar upando os níveis de Nidorans e Buttefrees até conseguir ganhar do Onix felodaputa do Brock

Claro, toda a dificuldade é compensada quando o Charmander evolui pra Charizard, que é A PORRA DE UM DRAGÃO, enquanto o Squirtle evolui para o Blastoise, um bicho que mais parece o Kenan, o cara gordinho daquele seriado toscão da Nickelodeon...e então chegamos no aspecto Darwin da série, a Evolução...

Basicamente, conforme vamos adquirindo EXP e subindo o nível dos Pokemanz, eles podem acabar evoluindo para formas mais fortes ao atingir um determinado nível. Claro que nem todos evoluem, e alguns evoluem só com o auxílio de items, como a Internet nos ensinou no chart abaixo...


Então o que seria bom em Pokémon Red/Blue? Nos primeiros jogos os gráficos eram bobos e a a bateria de memória era limitada, o que permitia vários glitches bizarros como o MissingNo, que estuprava o progresso do jogo caso fosse capturado, e ainda poderia ser transferido para outra pessoa pelo Cabo Link (tornando ele uma espécie de PokéAIDS), além disso o jogo praticamente não tinha história.

Acredito que o que faça eu gostar tanto dos jogos de Pokémon seja justamente a simplicidade deles, o modo que eles fazem você realmente "entrar" no mundo surreal de Pokémon, com elementos como a PokéDex que até lista a altura e peso de todos os seres. O carisma dos monstros e a excelente jogabilidade compensam pelos gráficos toscos e falta de animações, e a quantidade exorbitante de bichos capturáveis (nada menos que 151!), com certeza adiciona algumas horas a mais de jogo....mas ficaria aqui a grande pergunta: Mesmo depois de 14 anos, ainda vale a pena jogar Pokémon Red e Pokémon Blue?

Sim, eles valem, mas tendo em vista que os Remakes de Game Boy Advance são bem melhores, eu daria preferência a eles, mas Red e Blue ainda conseguem divertir bastante mesmo os jogadores mais novos, já que a jogabilidade dos games de DS é praticamente a mesma. Claro agora existe gênero, cruzamento, cores, e provavelmente MAIS DE OITO MIL monstrinhos, mas no fundo no fundo é a mesma coisa de uma década atrás....e Red/Blue foram feitos antes de a Nintendo adicionar idéias estranhas a série (Spiritomb? Whathehell?!)


Cya!!

4 comentários:

  1. Ótimo post, e só pra você saber eu nasci na década de 90 e não era uma criança doente por bichinhos fofinhos e coloridinhos induzida a comprar os jogos e demais produtos da franquia. O primeiro e único pokemon que eu joguei foi o Pearl pra ds no meu emulador.

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  2. Não, você nasceu na década de 90 e foi uma criança doente por garotinhos verdinhos e loirinhos com orelinhas pontudinhas e que usam espadinhas, né Robozinho?

    Zelda owna muito também xD

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  3. Caralho, jogar com o charmander era mais difícil?

    Era por isso que eu nunca conseguia passar nessa porra!
    ...
    ...
    ...
    E porque eu não sabia nada de iningresh...

    Mas eu sempre o escolhia, ele ia virar um charizard!

    E é, eu era uma das crianças que compravam brinquedos de pokemon...

    Eu tinha o ursinho de pelúcia do pikachu!!!!!

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  4. Aleluia! Então tu ainda não estas morto. Bem, eu nasci na década de 90 e também não era uma criança doente por bichinhos fofinhos e coloridinhos induzida a comprar os jogos e demais produtos da franquia como disse o Robozinho logo a cima. Eu era uma criança obçecada por um álbum com um bêbezinho nu em busca de dinheiro na capa e com músicas sobre sexo, drogas e rock 'n roll.

    Sim, eu sou meio anormal mesmo.

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